quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PMK - Psicodiagnóstico Miocinético


O PMK foi criado pelo Dr. Emílio Mira y López : nasceu em Cuba em 1896, seu pai era médico militar e pretava serviço no excército de Cuba, quando a ilha ainda era colonizada pelos Espanhóis. Quando seu país declarou a independencia, em 1898, sua familia mudou-se para Barcelona, onde realizou seus estudos em Medicina.
Toda trajetoria de Mira y López colaboraram para o surgimento do PMK, partindo da Medicina, que o levou à Psiquiatria e depois à Psicologia. As atividades de Mira culmiranam num período em que a Espanha estava em grande efervecência cultural. Foi escritor, editoralista, conferencista, brilhante orador, professor de Psiquiatria, de Psicologia (psicologia forense, psicologia experimental, psicopatologia infantil), membro e representante de vários conselhos de Psiquiatria na Espanha e criador de varios testes psicométricos.

Mira se concentrou em estudos nas técnicas expressivas, que se diferenciavam das projetivas por serem testes que não fogem de nosso controle, sendo alterado conforme a vontade consciente.Inicialmente os métodos eram centrados na análise dos movimentos faciais, mas com o decorrer do tempo Mira sentiu necessário medir outras expressões mais distantes do controle consciente.
Em 1936 foi convidado pelo governo para fazer a seleção dos candidatos ao Exército Republicano Espanhol, para o qual julgou necessário a avaliação cinestésica dos avaliadores, ou seja, a sua capaciade de perceber e orientar-se no espaço sem o uso da visão, guiados apenas pela memória das tensões musculares. Foi quando criou o Axistereómetro para essa finalidade, um instrumento que tinha uma barra de metal onde se deslizava um anel metalico, vezes olhando, vezes com os olhos fechados.

Esse teste nos possibilita conhecer os diferentes aspectos da personalidade dos indivíduos; são eles: elação-depressão, extra-intratensão, emotividade, hetero/lauto-agressividade, excitação-inibição, disritmia, esquizoidia, cidoidia, déficit ideopráxico, ansiedade, angústia, repressão dos impulsos sexuais e obsessividade.

Para isso, esse teste psicomotor, que visa medir o tônus postural dos músculos do braço, baseia-se na concepção de que corpo e mente não são instâncias separáveis e sim, que se inter-relacionam, ou seja, é possível avaliar traços de personalidade mediante a ação de três pares de músculos: extensor-flexor, abdutor-adutor e elevador-depressor dos braços, nos três planos do espaço horizontal, vertical e sagital. O que nos permite dizer sobre os traços de personalidade por meio do tônus postural é que em cada movimento um músculo de cada par será predominante (de forma involuntária, já que o indivíduo não tem controle da visão) e, assim, nos permite inferir sobre um aspecto psicológico.

O teste originalmente se constitui de 8 folhas, mas no Brasil, é mais utilizada uma forma resumida: folhas 1, 2, 5 e 6. Esta forma, apesar de ser bastante válida, vale lembrar que para uma avaliação mais aprofundada é necessário que se utilize o teste em sua forma completa.

1- Lineogramas (vertical, horizontal e sagital)
2 - Zigue-zague (sagital)
3 - Escadas e Círculos (verticais)
4 - Cadeias (verticais e sagitais)
5 - Paralelas (egocífugas sagitais) e Us (verticais)
6 - Paralelas (egocípetas sagitais) e Us (sagitais)

Leitura imprescindível e obrigatória é a publicação da Alice Madeleine Galland de Mira, esposa do autor, publicado pela Vetor, em dois volumes de apresentação impecável e de um conteúdo magistral.( para quem gosta do pmk)

Fontes:

Sem obs: estou com sono e amanha nao irei a aula ( nao chorem), vou fazer um exames! beijos
Leve um pouco desta sabedoria e traga um pouco da sua

Um comentário:

Afrodite disse...

Olá rafa.
De vez em quando eu ainda dou uma olhadinha no diario do poeta morto, e gosto muito de seus textos, e ecutava você sempre a falar do boca do saber, mas eu não tinha ideia que era dessa forma, com tanto contéudo, principalmente para nós psicologos. ADOREI!!!!
Pode deixar comigo que vou sempre acompanhar.
blxxxxx /**/